Yoga

Yoga pronuncia-se yôga e usa-se no masculino, como é o gênero da palavra em sânscrito, língua ancestral da Índia, país que é o berço do Yoga.

Yoga = da raiz sânscrita yug e significa unir. Refere-se a união entre corpo, mente e espírito em um contínuo único, que por sua vez se une ao espírito universal. Essa união entre corpo, mente e espírito é o destino do Yoga, mas também o meio para se chegar lá, dessa forma Yoga é meio e Yoga é fim.

Trata-se de uma filosofia de vida que deve ser vivenciada 24 horas por dia e não somente durante a prática “no tapetinho”. A formação do caráter do praticante é a base do Yoga e condição para se atingir o objetivo final, um estado de expansão de consciência chamado, em sânscrito, de samadhi.

Yoga é desapego, não adianta ter pressa de chegar a algum lugar, pois o lugar é aqui, a hora é agora. Podemos simplificar que a busca do Yoga é: um corpo saudável, uma mente aberta, um espírito equilibrado.

E são por essas razões que a prática do Yoga é democrática, não tem limite de idade, não depende de crença ou religião e é reconhecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como um recurso terapêutico da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC .

Podemos sintetizar que a busca do Yoga é corpo saudável, mente aberta e espírito equilibrado. Experimente e seja infinitamente sua melhor versão!