Acupuntura

A acupuntura é milenarmente conhecida e consiste numa técnica de medicina complementar cujo o objetivo é comunicar o ponto objeto da, acupuntura diretamente com o cérebro, através de uma resposta neurológica.

Em outras palavras, no corpo existem micro e macro sistemas com infinitos “pontos reflexos” de órgãos, vísceras ou pontos anatômicos, que, quando estimulados pela acupuntura proporcionam o tratamento de variadas doenças emocionais, mentais e físicas, que podem vir desde uma crise de ansiedade até uma depressão, de uma dor de cabeça a  uma grave hérnia de disco na coluna vertebral com dores intensas e contínuas.

Dada a eficiência da técnica ela deixou se ser utilizada apenas nos tratamentos, expandindo-se para prevenção de patologias em geral, sintomas da menopausa e até mesmo para  relaxamento e estética.

É mito pensar que há remédio inserido na ponta da agulha utilizada para acupuntura. O que há é que os pontos  onde as agulhas são colocadas são esterilizados e agulhas devidamente descartadas após a utilização.

Usualmente há questionamento se existe dor quando as agulhas são inseridas, mas elas  são extremamente finas  e geralmente não causam nenhuma dor. Porém, no caso de inflamações ou sistemas sobrecarregados, é possível que haja uma leve pontada como uma sensibilidade incomoda, mas nada insuportável.

O método é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e aplicado no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, através do projeto de  Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.